Tome sua vacina da gripe pela manhã

Pode haver uma maneira simples e gratuita de melhorar a eficácia da vacina da gripe: ser vacinado pela manhã em vez de tomar a vacina  à tarde.

Pesquisadores britânicos randomizaram 276 homens e mulheres com mais de 65 anos para receber sua vacina contra a gripe, entre 9 e 11 da manhã ou 3 e 5 da tarde. Os participantes preencheram questionários para avaliar os comportamentos de saúde e o status socioeconômico, deram uma amostra de sangue e receberam a vacina padrão da gripe trivalente. O estudo foi publicado no jornal Vaccine.

Um mês depois, os participantes do estudo voltaram e cederam outra amostra de sangue. Os pesquisadores compararam os anticorpos anti-influenza nas duas amostras para medir o efeito da vacina.

Depois de controlar as diferenças de renda, tabagismo, consumo de álcool, duração do sono e outras características de saúde e comportamento, os pesquisadores descobriram que, para duas das três cepas de gripe contidas na vacina, a resposta foi significativamente maior naqueles vacinados pela manhã. Para a terceira cepa, a vacinação pela manhã ou à tarde não fez diferença.

A autora principal do estudo, Anna C. Phillips, disse que o motivo do efeito não é claro, mas pediu que as pessoas optem por se vacinar  contra a gripe pela manhã. “Isso é livre de risco”, disse ela, “e realmente não incomoda ninguém. É algo que as pessoas podem começar a fazer agora enquanto aguardamos mais explicações “.

 

Você também poderá gostar:

Translate »