Vacina contra gripe reduz risco de internação hospitalar por AVC

Pessoas com diabetes tipo 2 que recebem a vacina contra  gripe podem ser menos propensas a serem internadas devido a infarto do miocárdio, acidente vascular encefálico e insuficiência cardíaca, de acordo com uma nova pesquisa, publicada no CMAJ (Canadian Medical Association Journal).

Neste grande estudo populacional, a vacinação contra a gripe em pessoas com diabetes tipo 2 foi associada a reduções nas taxas de internação hospitalar para doenças cardiovasculares e respiratórias agudas e mortalidade por todas as causas em 7 estações de gripe.

As pessoas com diabetes tipo 2 estão em alto risco de doença cardiovascular. Muitos países incentivam a vacinação contra a gripe, especialmente em pessoas mais velhas e pessoas com múltiplos problemas de saúde como diabetes.

Um grande estudo envolvendo 124.503 pacientes com diabetes tipo 2 analisou se a vacina contra influenza ajudou a proteger contra a admissão hospitalar para pessoas com eventos cardiovasculares ao longo de um período de 7 anos. Além de ajustar as características demográficas, sociais e clínicas, os pesquisadores também estudaram os meses de verão, quando a ocorrência de gripe é baixa, para entender melhor as diferenças entre pessoas com diabetes tipo 2 que receberam e as que não receberam vacina contra a gripe.

Os pesquisadores usaram o período de verão para fazer mais ajustes e melhor explicar as diferenças entre as pessoas vacinadas e as não vacinadas. Após esses ajustes, os pesquisadores descobriram que a vacinação foi associada a uma redução de 19% nas admissões hospitalares, durante a temporada de gripe por ataque cardíaco (infarto agudo do miocárdio), 30% para AVC, 22% para insuficiência cardíaca e 15% para pneumonia ou influenza em comparação com pessoas não vacinadas com diabetes. Além disso, as pessoas que foram vacinadas tiveram uma taxa de mortalidade  24% menor do que os pacientes que não foram vacinados.

Existem poucos estudos que avaliaram a eficácia da vacina contra a gripe em pessoas com diabetes. Este estudo mostrou que as pessoas com diabetes tipo 2 podem obter benefícios substanciais das vacinas atuais, incluindo a proteção contra a admissão hospitalar devido a  alguns dos principais problemas cardiovasculares. Essas descobertas sublinham a importância da vacinação contra a gripe como parte da prevenção secundária abrangente nesta população de alto risco.

 

Você também poderá gostar:

Translate »